REGULAMENTO

COPA BATISTINA BRAGA DE FUTBOL DE SALÃO
REGULAMENTO

A COPA BATISTINA BRAGA DE FUTEBOL DE SALÃO tem por objetivo estimular a aprendizagem do educando, neste âmbito através do esporte que é uma atividade integracionista, buscamos levar o aluno a socializar-se com toda a comunidade escolar, respeitando a diversidade cultural e racial em que o próprio está inserido para que através desta interação se construa um ser humano capaz de viver em sociedade.
É na escola que se molda o ser humano, pois o ser em seu berço já tem um conjunto de normas que o norteia em seu “mundinho”, porém nem tudo que se aprende no berço é válido para o nosso convívio social, temos que aprender mais um pouco e para isto existe a escola.  A escola Batistina Braga  realmente zela pelos princípios morais e por isso tem em seu regimento normas que devem ser cumpridas, tanto pelos alunos quanto pelos professores, não são normas que venham a favorecer nenhuma das partes, mas sim que buscam  o bom funcionamento do ambiente escolar. A copa surgiu com a idéia de dinamizar a escola e provocar no aluno o estímulo ao aprendizado e o respeito as normas nela existentes e neste sentido a copa funciona como uma “moeda de troca” onde para uma determinada classe ou aluno que queira participar da mesma, tem que cumprir algumas “exigências” de cunho pedagógico que são na verdade o dever de cada estudante. São elas:
Ø  Zelar pelo patrimônio da escola;
Ø  Respeitar toda a comunidade escolar desde o porteiro ao diretor;
Ø  Comportar - se devidamente em sala;
Ø  Cumprir com os afazeres escolas respondendo as atividades;
Ø  Trazer os respectivos livros das aulas diárias;
Ø  Assiduidade;
Ø  Participação;
Ø  Tirar notas ≥ 6 em todas as matérias.

DO SISTEMA DE DISPUTA:
Ø  O sistema de disputa será em duas fases, sendo a primeira em pontos corridos e a segunda no sistema de mata-mata.

DA PRIMEIRA FASE:
Ø  Na primeira fase as equipes de cada turno se enfrentarão entre se, onde serão  classificados para o segunda fase: 
Turno Manhã - 1º colocado, 2° colocado e 3º colocado.
Turno Tarde -  1º colocado, 2° colocado e 3º colocado.
Turno Noite - 1° e o 2° colocado.

DA SEGUNDA FASE:
Ø  Após o termino da 1ª fase será feito um sorteio entre as equipes classificadas para ser definido os grupos do mata-mata.

DA INSCRIÇÃO:
Ø  A adesão ao presente regulamento se efetuará com a inscrição da equipe, enviando a Comissão Organizadora a ficha de inscrição e os documentos necessários conforme determina o regulamento geral da competição.
Ø  Cada delegação poderá inscrever apenas uma equipe por modalidade.
Ø  Cada equipe poderá inscrever no mínimo 5 e no máximo 12 doze atletas nas súmulas das partidas.

LOCAL DAS PARTIDAS:
Ø  As partidas serão realizadas em sua maioria na quadra da escola. Quando houver partidas a serem realizadas fora deste recinto as equipes participantes serão avisadas.


TEMPO DE DURAÇÃO DE CADA PARTIDA:
Ø  Todas as partidas do campeonato serão disputadas em 20 (vinte) minutos, ou seja, 10 por 10, com intervalo de 2 minutos.



RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO:
Ø  Fica responsável o gestor por toda a manutenção dos jogos ( bolas, árbitros, mesários, e etc. ) e pela realização os professores de educação física assessorados por outros membros da escolar juntamente com voluntários.

DOS UNIFORMES:
Ø  Os times terão que vir uniformizados pelo menos com camisas iguais (não podendo jogar descalços), terão que estar com calções e meões mesmo que diferentes.

DA PONTUAÇÃO:
Ø  A contagem dos pontos serão assim computados:
Ø  A – 03 pontos por vitória;
Ø  B – 01 ponto por empate;
Ø  C – 0 ponto por derrota.
Ø  D – ( - 1 ) quando perder por W x O.

DO DESEMPATE QUANDO AS EQUIPES EMPATAREM EM NÚMERO DE PONTOS:
Ø  No caso de haver duas (02) ou mais equipes empatadas em número de pontos no final da 1°  fase, saberemos a colocação assim :
Ø  A – quem tiver maior saldo de gols;
Ø  B – Quem tiver maior número de vitórias;
Ø  C – Confronto direto;
Ø  D – Maior número de gols pró.
Ø  E – Sorteio.

DA TOLERÂNCIA:
Ø  Os times terão uma tolerância de 02 (dois) minutos a partir da hora marcada para início da partida, caso o esgotamento deste prazo se acabe e a equipe não comparecer, a que estiver dentro de campo vencerá por W X O.

DAS SUBSTITUIÇÕES:
Ø  Tantas quantas forem necessárias.

DAS FALTAS:
Ø  As equipes poderão cometer, em cada tempo da partida, até quatro faltas acumulativas com direito à formação de barreira. A partir da quinta falta, a equipe será punida com tiro livre direto sem barreira a favor da equipe adversária.

DAS PUNIÇÕES:
Ø  O atleta que sofrer 02 (dois) cartões amarelos na sua primeira fase será suspenso uma partida.
Ø  Em caso de expulsões de atletas ou dirigentes de qualquer clube, ficará suspenso automaticamente (01) uma partida e assim sucessivamente.
Ø  O atleta, dirigente ou qualquer membro da comissão técnica que desacatar qualquer membro do órgão gestor será punido e julgado pelo mesmo.
Ø  Os dirigentes de times que desacatar as autoridades de certame, agredindo moralmente seus membros serão punidos e a equipe perderá 03 (três) pontos na tabela.
Ø  Os times que desistirem do campeonato serão punidos por 01 (um) ano de qualquer competição promovida por este órgão gestor. E os atletas escritos no clube serão punidos por 01 (um) ano.


DO TEMPO TÉCNICO:  
Ø  As equipes não terão direito ao tempo técnico durante as partidas.


DA REALIZAÇÃO DA PARTIDA:
Ø  Nenhuma partida poderá ser iniciada ou reiniciada com menos de 04 (quatro) atletas em qualquer das equipes disputantes. Caso isso ocorra:
Ø  A – se estiver ganhando o placar será invertido;
Ø  B – se estiver empate perderá de 1 X 0.
Ø  No caso das duas equipes virem a ficar com menos de 04 (quatro) atletas, serão declaradas perdedoras.

COMPETÊNCIA DO DIRIGENTE DO TIME:
Ø  O dirigente do time ficará responsável de levar a mesa a relação dos atletas que irão entrar em súmula.

DAS ARBITRAGENS:
Ø  Os árbitros designados pela Comissão Organizadora não poderão ser recusados pelas delegações sob nenhuma hipótese.
DOS RECURSOS E/OU APELAÇÕES:
Ø  Os recursos e/ou apelações deverão ser encaminhados no dia do fato ocorrido ao Conselho de Julgamento para apreciação e decisão.

DAS PREMIAÇÕES:
Ø  As premiações serão feitas para: o campeão de cada turno e o campeão da copa, goleiro menos vazado e para o artilheiro. Obs.: Caso o goleiro ou atacante venham ficar empatados, serão premiados os que a equipe ficou em melhor colocação.
Ø  Caso o atleta chegue após o início do jogo ele poderá entrar mesmo que a partida esteja por findar.
Ø  Os casos omissos neste regulamento serão julgados e resolvidos pelo Órgão Gestor.


Assaré, 18 de fevereiro